
As receita de hoje é mais uma brioche macia e perfumada. Não me canso dessas massas à base de manteiga que nem precisam de acompanhamento de tão gostosas. Mas ficam muito bem com geleias na hora do chá.

A Brioche Nanterre é uma receita de pão rica em ingredientes. Sua origem terá sido a França do século XVII, na região da Normandia. O formato mais conhecido é este formado por bolinhas que lembram uma trança.

Foi a primeira vez que utilizei fermento fresco na composição de pães e adorei o resultado, tanto em termos de crescimento como em sabor, que ficou muito suave e sem gosto pronunciado.

Lembro que as fases de fermentação são importantes para formar as redes de glúten e as respectivas características da brioche.

BRIOCHE NANTERRE
– 500g de FARINHA fina
– 6 OVOS
– 240g de MANTEIGA SEM SAL amolecida em temperatura ambiente
– 60g de AÇÚCAR
– 20g de FERMENTO FRESCO ou 7g de FERMENTO SECO
– 9g de SAL fino
Despeje os produtos secos a serem misturados na tigela: farinha, açúcar, sal.
Coloque o gancho e comece na velocidade lenta 1-2, adicionando os 6 ovos batidos gradualmente. Em seguida, adicione o fermento esfarelado.
Mude para a velocidade 3-4 e amasse a massa até que ela saia dos lados da tigela. Adicione a manteiga em pequenos pedaços até incorporar bem.
A massa deve ficar lisa e elástica.
Cubra com filme plástico e mantenha por cerca de 1 hora em um local coberto até dobrar de volume (essa operação pode demorar mais, dependendo da temperatura do local).
Depois da massa fermentar, sove-a novamente e cubra com filme e leve à geladeira por 3 horas no mínimo (ou durante a noite, se tiver mais tempo) para uma fermentação lenta e fria. A massa aumentará em volume, mas mais lentamente. Após esse período de descanso, sove novamente: a massa é fria e fácil de manusear, especialmente se a massa do dia anterior estava macia.
Divida a massa em 16 partes iguais. Modele cada pedaço ser massa formando uma bola. Coloque-os em uma forma retangular com manteiga e farinha. Deixe o brioche no forno crescendo por cerca de 1 hora ou duas. A massa deve ter atingido as bordas da forma ou quase. Pincele o brioche com um ovo batido com meia colher de açúcar.
Asse em um forno pré-aquecido a 180 ° C por cerca de 25 minutos. A parte superior, as bordas e o fundo do brioche também devem ser dourados.
Retire do forno e aguarde alguns minutos para desenformar. Deixe o brioche esfriar antes de cortar e provar.
